
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
A LEI DO ESTÁGIO...

TRAGÉDIA EM SANTA CATARINA

quarta-feira, 26 de novembro de 2008
E A FACUL ESTÁ TERMINANDO...

terça-feira, 25 de novembro de 2008
E O NIVER CHEGOU!!!

Estou muito feliz por tudo que Deus me deu todos estes anos e por tudo que sou. Agradeço também a todas as lindas mensagens que recebí no meu ORKUT e as ligações dos meus amigos.
Sei que muitos foram os presentes que recebí ao longo deste ano e agradeço mais uma vez à Deus por tudo isso, pois sem ele nada disso seria possível!




"Parabéns LUCIANA,
Aproveite o dia de hoje para fazer um balanço da sua vida: repense os seus erros e relembre os seus acertos, perdoe-se pelos fracassos e orgulhe-se de suas vitórias. E
domingo, 16 de novembro de 2008
ESTUDANDO PARA DIR. CONSTITUCIONAL

( F) o poder executivo é exercido pelo presidente da república e pelos servidores da Administração Pública.
( F) compete privativamente aos ministros de Estado a direção superior da Administração Federal.
( V) o decreto que compete ao presidente da república expedir pode ser regulamentar ou autônomo, este nas hipóteses do inciso VI do art. 84.
( F) constituem atos administrativos do presidente da república a iniciativa do processo legislativo, a sanção e a promulgação das leis.
( F) o presidente da república pode alegar suas atribuições constitucionais aos ministros de estado.
( F) o ministro de estado da defesa deve exercer o comando supremo das forças armadas, por delegação do presidente da república.
( V) compete ao presidente da república manter relações com estados estrangeiros, declarar a guerra e celebrar a paz.
( F) compete ao presidente da república prestar, anualmente, ao congresso nacional, no prazo de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa, mensagem e plano de governo, expondo a situação do país e solicitando as providencias que julgar necessárias.
( V) compete privativamente ao presidente da república, sem possibilidades de delegação, decretar e executar a intervenção federal.
( F) são crimes de responsabilidade do presidente da república os atos que atentem contra a CF, a existência da União, a probidade na administração, a lei orçamentária, o cumprimento das leis e das decisões judiciais e o afastamento do país, sem licença do congresso, por período superior a 15 dias.
( F) compete ao senado federal julgar o presidente da república pela prática de crimes comuns ou de responsabilidade desde que admitida acusação por 3/5 da câmara dos deputados.
( F) no caso de crimes de responsabilidade praticados sem qualquer conexão com o presidente da república e nos crimes comuns, os ministros de Estado serão processados e julgados perante o senado.
( V) segundo a regra do parágrafo 4° do art. 86, o presidente da república tem irresponsabilidade criminal relativa.
( F) qualquer cidadão pode acionar o presidente da república por crime de responsabilidade.
( V) a CF estabelece o afastamento cautelar do presidente da república, por no máximo 180 dias, para a hipótese de processo por crime de responsabilidade.
( F) os ministros de estado e o vice serão registrados e eleitos juntamente com o presidente da república.
( F) o conselho de defesa nacional é órgão superior de consulta do presidente da república.
( F) o vice-presidente, o presidente da câmara dos deputados, o presidente do senado, os ministros da justiça e da defesa integram tanto o conselho da república como o conselho de defesa nacional.
( F) será considerado eleito presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, em dois turnos de votação.
( F) no caso de vaga, sucederão o presidente da república, sucessivamente, o vice-presidente, o presidente da câmara, o presidente do senado e o do supremo tribunal federal.
( F) ocorrendo a vacância dos cargos de presidente e vice nos últimos dois anos do período, a eleição direta para ambos será feita 30 dias da última vaga, na forma da lei, para completar o período de seus antecessores.
(F ) o mandato do presidente da república é de 4 anos e terá início na sessão inaugural da sessão legislativa do ano subseqüente ao ano da eleição.
( F) se o presidente da república não tomar posse na data fixada, o cargo deverá ser declarado vago.
( V) compete ao ministro da justiça expedir instruções para a execução das leis, decretos, assim como exercer a orientação, coordenação e supervisão dos órgãos e entidades da administração federal na área de sua competência e referendar os atos decretos assinados pelo presidente da república.
( V) perderá o mandato o governador que assumir outro cargo ou função na administração pública direta e indireta, ressalvadas a posse em virtude de concurso público e observado o disposto no art. 38, I, V, VI.
( F) o presidente, o vice e os ministros de estado devem ter 35 anos de idade no mínimo.
( V) o prefeito será julgado pelo TJ do estado, nas hipóteses de crime comum; pela câmara municipal, nos crimes de responsabilidade; pelo TRE, nos crimes eleitorais e pelo TRF nos crimes federais.
( F) a penalidade para os crimes de responsabilidade do presidente da república consiste na perda do cargo (impeachment).

Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para:
I - manter a integridade nacional;
II - repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra;
III - pôr termo a grave comprometimento da ordem pública;
IV - garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação;
V - reorganizar as finanças da unidade da Federação que:
a) suspender o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de força maior;
b) deixar de entregar aos Municípios receitas tributárias fixadas nesta Constituição, dentro dos prazos estabelecidos em lei;
VI - prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial;
VII - assegurar a observância dos seguintes princípios constitucionais:
a) forma republicana, sistema representativo e regime democrático;
b) direitos da pessoa humana;
c) autonomia municipal;
d) prestação de contas da administração pública, direta e indireta.
e) aplicação do mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde.(Redação dada pela EC nº 29, de 2000)
2. (F) O controle externo é absolutamente de ordem política no Brasil, porque desempenhado pelo Legislativo.
Uma vez que o controle externo não é só de ordem política, mas também é de ordem técnica.
3. ( V) O controle da Administração Pública Brasileira pode ser: prévio, concomitante ou posterior; de legalidade ou de mérito, este quanto a legitimidade, economicidade e eficiência.
Ex: prévio – fiscalização de edital de concurso
Ex: concomitante – acompanhamento de obra
4. (V) Dentre outras atribuições de fiscalização, ao Controle interno compete o Controle Externo, dando ciência de toda e qualquer irregularidade ou ilegalidade ao Tribunal de Contas.
5. (F) O Tribunal de Contas é órgão subordinado ao Legislativo, competindo-lhe apenas exarar parecer técnico para julgamento das contas dos responsáveis, pelos parlamentares.
6. (F) O controle externo, por meio do Tribunal de Contas, abrange somente as contas dos agentes e servidores públicos.
7. (V) Compete ao Tribunal de Contas realizar inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, por iniciativa própria ou requisição de casa legislativa.
8. (V) qualquer cidadão é parte legítima para denunciar irregularidades ou ilegalidades perante os tribunais de contas.
9. (V) O Tribunal de Contas pode aplicar multas, na forma da lei, quando verificar grave violação à lei sem prejuízo da condenação ao ressarcimento.
10. (V) ao julgar as contas dos responsáveis por recursos políticos o TC deve definir a legalidade do ato gerador da despesa: se ilegal o ato, as contas devem ser rejeitadas.
11. (F) o TC pode determinar diretamente a situação de atos e contratos administrativos que repute ilegais.
12. (V) nos processos do TC asseguram-se o contraditório e a ampla defesa, conforme a Súmula vinculante n° 3 – STF.
13. (V) O TC pode apreciar a constitucionalidade das leis e atos do poder público no exercício de suas atribuições de modo incidental no caso concreto (súmula 347 – STF).
14. (V) Compete ao TC apreciar a legalidade, para fins de registro, dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, e de concessão de aposentadorias, reformas e pensão.
15. (F) Existe um ministério público especial junto ao tribunal contas, composto por membros de final de carreira do MP federal, conforme o caso (TCU/ TCEs).
16. (F) os dois únicos requisitos para ocupar o cargo de ministro do TCU é ter mais de 35 anos e menos de 65 anos e idade e reputação ilibada.
17. (F) o TCU é composto de 9 ministros, dos quais 3 são de livre escolha do Presidente da República.
18. (F) Os ministros do TCU terão as mesmas garantias , prerrogativas, impedimentos e vantagens dos ministros do STF.
19. (V) Nos termos do art. 235, III da CF, nos 10 primeiros anos de criação de novo Estado, o TCE será inicialmente formado por três membros.
20. (V) Também integram o TCU os auditores, em número de 3, recrutados mediante concurso público, com atribuição de substituir os ministros do TCU.
21. (F) os tribunais de contas dos Estados são compostos de 7 conselheiros, sendo 3 escolhidos pela assembléia e quatro livremente pelo Governador (súmula 653 – STF).
22. (F) A CF faculta a criação de tribunais de contas Estaduais, dos Municípios e tribunais de contas municipais.
Amanhã eu quero postar as outras perguntas que faltam e dar as respostas comentadas...
sábado, 15 de novembro de 2008
MARKETING DA ADM. PÚBLICA

O Marketing Público está diretamente relacionado à política fiscal do país, sendo ao mesmo tempo, causa e efeito da dinâmica do crescimento ou da recessão. O país deve apresentar uma situação sustentável de equilíbrio em suas receitas e despesas, priorizando investimentos de caráter duradouro, como educação, emprego e saúde da população. O processo de planejamento deve atender às necessidades internas da população, mas também deve vislumbrar a atração de capitais externos, preparando a localidade para o acolhimento destes investimentos. A qualidade do gasto público deve ser trabalhada para, como conseqüência trazer benefícios diretos ou indiretos ao principal interessado: o cidadão contribuinte. A obtenção de superávits primários, bem como de recordes de arrecadação são benéficos. Contudo, a aplicação destes recursos deve ser planejada guardando vínculo com uma estratégia sustentável de longo prazo.
*Marcelo Augusto Almeida é Vice - Presidente Administrativo Financeiro do IBMEP - Instituto Brasileiro de Marketing e Estratégia Pública. Auditor na área tributária há 16 anos. Formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Cursando Especialização em Direito Tributário na Universidade Federal de Santa Catarina.
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
CONSULTORIA ORGANIZACIONAL

Como muita gente me pede um modelo legal de proposta para vender os serviços de consultoria e depois desse 'dilema' que passamos (tivemos q criar uma empresa nossa e a empresa a ser consultada...rsrs...nada fácil, né?) vejo q é muito importante esta contribuição para os que estão literalmente com a "onça" agarrada nas costas: sabem fazer a consultoria, mas na hora de desenvolver a proposta ou de vender o serviço ficam "colados"...afinal agente não pode ser bom em tudo, não é?...por isso vai lá o exemplo de como elaborar a sua proposta , ao fazer o diagnóstico inicial...(sei que muita gente vai falar q sou doida ou querer me matar, pois é um pouco extenso...mas acho q vou ajudar os 'colados'...rsrs...e o intuito aquí é esse...).
COMO NÃO FOI POSSÍVEL...VOU DISPONIBILIZAR NO ORKUT OU SE VC QUISER ME PEÇA POR E-MAIL Q EU MANDO...

MBA PELO MUNDO

O que move uma empresa privada, uma organização sem fins lucrativos, um órgão ou uma estatal são os bons resultados, sejam eles pecuniários, ou pela qualidade dos serviços ofertados. E ainda, o quão enrriquecedor é a "EQUIPE" para a empresa. Na verdade o conceito que temos hoje, principalmente no RH é que tendo a empresa uma ótima equipe ela estará também mais próxima de atingir seus objetivos e mais, o maior capital, hoje, nas empresas consiste no valor da sua equipe.
E para que isto aconteça, não basta só possuir talento, mas, sobretudo, experiência acumulada e formação acadêmica primorosa e atualizada, que muitas vezes não é possível, infelizmente, adquiri no país de origem. Dentre as escolas brasileiras de Pós Graduação, em nível de MBA, que melhor preparam profissionais, num mercado cada vez mais competitivo e disputado, destacamos a FIA, FEA (USP-SP), FGV (SP), COPEAD (RJ), Fundação Dom Cabral (MG), IBMEC (SP), PUC (RJ) e a Business School São Paulo. Algumas delas possuem credenciamento de escolas do exterior. São consideradas "latu senso".É uma complementação acadêmica cara (existe financiamento) que exige de seu participante muita disciplina, dedicação, empenho e desprendimento.
Dentre as internacionais mais renomadas, que saem sempre nas revistas mais conceituadas de negócios no mundo, sobressaem Harvard (EUA), Cambridge (GB), Oxford (GB), IMT (EUA), Yale (EUA), Stamford (EUA), Berkeley (EUA), Princeton (EUA) INSEAD (FR) entre outras tantas, que primam pela alta qualidade do ensino que oferecem.
No começo de outubro de 2006, um ranking mundial dos cem melhores MBA elaborado pelo centro de pesquisas Economist Intelligence Unit, da Grã-Bretanha, colocou em primeiro lugar o curso ministrado pelo Instituto IES E, da Universidade de Navarra, na Espanha.Todas elas são pagas e dependendo do enfoque do curso que se pretenda fazer, o preço pode variar entre as melhores, no Brasil, de U$ 13 mil a U$ 25 mil. E, muitas vezes este é só o começo para se construir a carreira dos sonhos (e eu quero muito fazer um post somente para falar nas opções que fazemos para construir uma carreira ao longo de muitos anos...).
A grande maioria efetua um teste de admissão e sua duração média fica entre 500 a 650 horas, o que corresponde a dois ou quatro semestres ou outros cursos que em alguns países chamam de "SANDWHICH ", onde voce faz o mestrado e o doutorado juntos (uns 4 ou 6 anos...as vezes menos, mas vai depender da área) ou especialização e mestrado juntos (uns 3 anos, aproximadamente).
Os cursos de MBA norte-americanos são os mais procurados pelos profissionais brasileiros. Exigem além da entrevista e documentação escolar pregressa, e que tem que ser boa, teste de inglês, o TOEFL (que eu faço questão de fazer um post só sobre o assunto), e um exame de conhecimentos denominado GMAT. Sua duração varia de três a quatro semestres e seu custo vai de U$ 4 mil a mais de U$ 20 mil/ ano, dependendo do curso e Universidade escolhida, fora acomodação e alimentação...bem caro para pobres mortais como eu...claro!!!
Sem dúvida, a qualidade e os resultados do aprendizado pesam na escolha de um MBA. Uma escolha mal feita ou mal sucedida, além do dinheiro jogado fora, prejudica o currículo do profissional e conta ponto negativo num processo seletivo. Eu escolhí o meu curso em uma Universidade conceituada de Manaus, mas sei que no universo de ADM ele ainda é bem leve para uma contratação internacional, por exemplo. Mas nada impede que eu consiga um bom emprego...em uma multinacional aqui no Brasil...por isso que eu sempre insisto...vai depender do "foco".De como você quer construir sua carreira e de quanto você está disposto(a) a pagar para isso.
ADMISSÃO- CURRÍCULO

Faltam 10 dias!!!


quinta-feira, 13 de novembro de 2008
IVETE É MIL...IVETE É MASSA!!!
Fonte de boa informação


quarta-feira, 12 de novembro de 2008
MOTIVAÇÃO

Imagine um homem que pega uma locomoção pretendendo sair de uma cidade e chegar à outra cidade a que chamaremos: Felicidade. Suponha que por engano ele tenha pego o ônibus errado. Na melhor das intenções e acreditando que chegaria a Felicidade ele chega a qualquer outro destino.
BONS AMIGOS



terça-feira, 11 de novembro de 2008
O QUE PENSAM DO PESSOAL DO RH?

Para enorme surpresa era uma piadinha de mau gosto e eu não gostei nada, mas como isso com o é bem característico da pessoa dele eu nem liguei...Só q não podia deixar passar mais esta e fazer meu protesto aqui, não deixando de revelar esta´pérola...
O método consiste em:
1-Colocar todos os candidatos num galpão
2-Disponibilizar 200 tijolos para cada um.
3-Não dê orientação alguma sobre o que fazer.
4-Tranque-os lá. *Após seis horas, volte e verifique o que fizeram.*
Segue a análise dos resultados:
1 - Os que contaram os tijolos, contrate como contadores.
2 - Os que contaram e em seguida recontaram os tijolos, são auditores.
3 - Os que espalharam os tijolos são engenheiros.
4 - Os que tiverem arrumado os tijolos de maneira muito estranha, difícil de entender, coloque-os no Planejamento, Projeto e Implantação Controle de Produção.
5 - Os que estiverem jogando tijolos uns nos outros, coloque-os em Operações.
6 - Os que estiverem dormindo, coloque-os na Segurança.
7 - Aqueles que picaram os tijolos em pedacinhos e estiverem tentando montá-los novamente, devem ir direto à Tecnologia da Informação.
8 - Os que estiverem sentados sem fazer nada ou batendo papo-furado, são dos Recursos Humanos. (SERÁ Q QUEM ESCREVEU GOSTA DE RH???)
9 - Os que disserem que fizeram de tudo para diminuir o estoque mas a concorrência está desleal e será preciso pensar em maiores facilidades, são vendedores natos.
10 - Os que já tiverem saído, são gerentes.
11 - Os que estiverem olhando pela janela com o olhar perdido no infinito, são os responsáveis pelo Planejamento Estratégico.
12 - Os que estiverem conversando entre si com as mãos no bolso demonstrando que nem sequer tocaram nos tijolos e jamais fariam isso, cumprimente- os com muito respeito e coloque-os na Diretoria.
13 - Os que levantaram um muro e se esconderam atrás são do Departamento de Marketing.
14 - Os que afirmarem não estar vendo tijolo algum na sala, são advogados, encaminhem ao Departamento Jurídico. (FALA SÉRIO!!!)
15 - Os que reclamarem que os tijolos 'estão uma porcaria, sem identificação, sem padronização e com medidas erradas', coloque na Qualidade.
16 - Os que começarem a chamar os demais de 'companheiros' , elimine-os imediatamente antes que criem um sindicato.
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
MAIS UMA SEMANA DAQUELAS...







Eu sei q muita gente pode até pensar q isso é programa de índio, mas nós adoramos...vamos repetir o finalde com: banco imobiliário da próxima vez...rsrsrs
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
FALTAM 18 DIAS...







