sexta-feira, 14 de novembro de 2008

ADMISSÃO- CURRÍCULO


Curriculum Vitae, do latim, literalmente significa "carreira da vida", que em português adaptou-se para a forma simplificada de "currículo", nada mais é que um retrato fiel ou retocado da vida de uma pessoa, sob o ponto de vista profissional ou acadêmico.
Ele deve conter três tipos de informações básicas: pessoais, educacionais e profissionais.
Sempre que sou solicitada a orientar profissionais na elaboração de um currículo, respondo: "deve ser curto e grosso", ou seja, deve ser compacto na sua apresentação, no máximo duas folhas, ter conteúdo e densidade. Lembre-se que o currículo é uma peça mercadológica que vai vender um produto, o seu produto, Você!
Forneça informações sucintas, resultados alcançados, habilidades técnicas e gerenciais, experiência adquirida, além dos dados pessoais e da sua formação acadêmica.
As pessoas que lêem esse material não apreciam textos longos. Ele deve ser objetivo, informativo e preciso quanto ao seu conteúdo, essa é a regra geral. O currículo deve provocar no seu leitor a chamada "dúvida positiva", aquele "não-sei-quê" que o obriga a chamar o candidato para conhecê-lo melhor.Contudo, existem situações específicas e especiais, como é o caso dos currículos preparados pelas consultorias de alto padrão de qualidade. Eles devem conter um volume de informações mais denso e completo, sempre acompanhado de um parecer do consultor responsável.
Não existem informações precisas sobre o volume de projetos processados pelo conjunto das consultorias no mercado brasileiro. Estima-se, grosso modo, algo em torno de 15% a 20% do total da demanda por executivos, no mercado. Sem dúvida os casos mais importantes e/ou confidenciais. Nesta classe de especificidade, também se incluem os currículos acadêmicos.
Esta introdução é necessária para que o leitor tenha a exata idéia do que significa e a importância relativa que um CV pode ter num processo seletivo. Ele nada mais é que o canal de ligação entre a figura da pessoa e do profissional que ele encarna em sua relação com o mercado. Portanto as empresas não procuram um currículo, mas sim um profissional com suas características pessoais, de personalidade e de caráter, suas competências e experiências e sua formação acadêmica.
Num mercado altamente competitivo, numa economia globalizada, cada vez mais aumentam as exigências por parte das empresas, sejam elas nacionais ou multinacionais. Para que possam competir em grau de igualdade, necessitam de equipes de gestão altamente competentes, com forte experiência no mercado interno e externo, fluência em mais idiomas (como eu já falei em outro post específico) e formação acadêmica que contemple curso de MBA em escolas conceituadas. No Brasil existem algumas escolas de qualidade. As melhores, sem dúvida, concentram-se nos EUA e Europa.

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