segunda-feira, 20 de outubro de 2008

IDIOMAS: Importante ponto na carreira

Sempre visito inúmeros sites todos os dias (uns 20 a 50...todos os dias mesmo!!!) e a internet faz parte da minha vida como se isso fosse uma tarefa...uma obrigação...e fonte de pesquisa. Por isso existem sites q vale a pena serem divulgados, pois ajudam muito às pessoas sobre uma boa fonte de procura, outros não valem a pena nem comentar...Assim, sempre coloco os melhores e quando há alguma aberração levo para o humor e o resto vcs já sabem...rsrsrsrs...
É claro que já lí muita coisa interessante sobre o assunto que versa os diversos idiomas nas carreiras atuais, mas como não posso deixar passar um bom artigo ou mesmo um comentário que faça a diferença... não poderia deixar de mencionar o que pensei ao ler este abaixo:

site: www.profissionaldesucesso.com.br/


Dominar outro idioma é destacar-se na multidão
por Luciano Leite

Até pouco tempo atrás muitos jovens e até profissionais experientes diziam não se interessarem em aprender um outro idioma por acreditarem que este conhecimento não seria utilizado em suas carreiras. Com as mudanças que ocorreram no Brasil nos últimos anos esta é uma afirmação cada vez mais rara.

Hoje em dia, seja para concorrer à vagas em empresas multinacionais, para aproveitar oportunidades de estágios, intercâmbios ou para trabalhar em empresas localizadas em outros países, a busca por cursos de inglês, espanhol, francês, italiano e mandarim vem aumentando como nunca.

Para quem busca o primeiro emprego ou uma nova colocação no concorrido mercado de trabalho, dominar um outro idioma é uma forma de destacar o currículo entre os inúmeros outros que não mencionam esta habilidade.

Mesmo para quem ainda não faz uso de outra língua em seu trabalho pode utilizar-se de um outro idioma para buscar conhecimentos em sites, livros e vídeos aprofundando seu conhecimento profissional além da língua pátria.

O domínio de outra língua pode ser utilizado também como meio de contato com outros profissionais da mesma área de conhecimento para a troca de experiências e de informações.

Diversas pesquisas demonstram que a língua estrangeira, quando aprendida com eficiência, ajuda na ascensão do profissional além de auxiliar na conquista de melhores salários.

Muitos especialistas em mercado de trabalho já sinalizam uma nova tendência: a de que o domínio de um segundo idioma está deixando de ser algo diferente para se tornar um requisito obrigatório para quem busca crescer profissionalmente.

Existem inúmeras formas de aprender idiomas, as mais comuns são através de escolas especializadas e através de aulas particulares, entretanto vem crescendo rapidamente o número de adepto à modalidades de ensino ainda pouco conhecidas como aulas através da internet, através de material didático como vídeo-aulas, entre outras. O importante é procurar uma modalidade de ensino no qual a metodologia utilizada seja mais adequada ao seu estilo e ritmo de aprendizado.

Sucesso!


É bem verdade que além das fronteiras marítimas e terrestres muito se tem de novo. Maior diversidade ainda estão nos idiomas que dentro de um único país pode ser bem diverso, como é o caso da Espanha (espanhol, castelhano / catalão/valenciano, basco, galego e asturiano).




É claro que quem está a procura de um emprego não vai precisar, dependendo do cargo e país, saber falar todos os idiomas, que de certa forma estão atrelados ao principal, mas vejo como é importante para os futuros candidatos, a uma boa vaga, o conhecimento sobre a cultura que cerca este ou aquele país que fala este ou aquele idioma (e aqui me refiro aos principais...os mais procurados pelas empresas no Brasil).
Também vejo a necessidade que muitas empresas tem atualmente em acertar na escolha do candidato para aquela vaga que está esperando a meses ou até anos por quem possa desempenhar uma função tão diversa. Para isso, e quase sempre acontece, a vaga necessita que o profissional além de saber o básico: saber TUDO sobre sua área, ter cultura de mundo, conhecer sobre a empresa, conhecer bem o mercado, saber sobre quase todas as outras áreas que envolvem seus trabalho direta e indiretamente...ainda tem que saber pelo menos o INGLÊS fluentemente. E, para a empresa que contrata não é necessário que o candidato seja um poligrota, mas que saiba o mínimo e que para quem o contrata este mínimo que me refiro é saber fluentemente o inglês...Para muitas pessoas saber este ou aquele idioma não impede a estar apto para uma vaga dessas, mas não é o que se encontra na grande maioria dos candidatos. Muitas vezes quem procura uma vaga dessas não está prepadado para este desafio e a empresa acaba perdendo alguém de peso para somar na equipe.

Para saldar este débito muitas empresas estão apelando para após contratar o profissional dos sonhos, aqueles que tem todos os outros quesitos mencionados, faça um curso de idiomas custeado pela própria empresa, o que nos dias atuais é muito bom, pois ganha a empresa e por consequência o profissional.

Mas, para ser justa com a realidade e a competitividade, as empresas na sua maioria preferem esperar o tempo que for para que este profissional chegue pronto como elas idealizaram e para isso temos que estar preparados. Isso é uma verdade, pois muitas vezes perdemos a oportunidades dos sonhos porque não estamos bem informados...e não possuímos conhecimento em outros idiomas. Isso é o que fará a diferença...entre alguém pronto para ganhar um salário de R$ 10.000,00/ MÊS e se preocupou antes com estas questões e àqueles que só podem ficar na porta esperando àquele emprego que desempenha as mesmas funções, mas que só paga R$ 3.000,00/ MÊS porque tem que gastar para deixar seus empregado apto para o cargo ou que pode esperar ele se adaptar às necessidades da empresa...enquanto isso sua oportunidade passa e no mundo de hoje não temos este tempo disponível para deixar passar este salário...e muito menos deixá-lo esperando...

Acordem para às necessidades atuais!!!

Nenhum comentário: