terça-feira, 4 de novembro de 2008

LIVROS...




Eu já percebí que quando agente quer comprar um livro de determinada matéria...livros da graduação...e não tem como saber qual é o melhor agente geralmente pergunta a um amigo ou a um professor qual é o livro q eles podem nos recomendar...aí é q começa o problema...
Lembro q eu comprava todos os livros q me indicavam e eu geralmente não lia todo e quando lia eu fazia isso forçada, pois a leitura não me cativava e o livro era caro. Aí comecei a perceber q quando passava algum tempo na livraria e analisava a leitura de um livro ou outro eu escolhia mais confiante. Por isso, hoje eu nem pergunto mais qual o livro q é interessante para ler determinada disciplina, pois ví q o interessante é você gastar pelo menos um certo tempo na livraria lendo alguma parte daquele livro para ver se vc vai suportá-lo até o final. Assim fica uma dica aquí: antes de comprar um livro procure analisar a leitura e ver se ela te atraí, do contrário escolha outro. Ví q a melhor leitura não é aquela q está entre as "top's" e sim aquela q vc entende. Adianta o aluno de Direito comprar um livro do HANS KELSEN no primeiro ano do curso se ele mal sabe o be-a-bá do Direito??? Ele vai ficar mais de saco cheio do curso e vai até desistir (obs: esta obra q mencionei faz qualquer um desistir do curso...rsrs...eu quase desistí...rsrs).



Outra coisa q me surpreende é ver o aluno de direito do 1° ano, às vezes no primeiro dia na facul, com um Vade Mecum embaixo do braço...meu Deus do céu...fala sério...!!!! O aluno não sabe nem o que é o direito e muito menos o q é justiça...mal sabe escrever o nome dele e fazer uma redação...e vem logo querer interpretar o código...rsrsrs...é d+ para a minha cabeça...rsrsrs...



No curso de ADM eu vejo muita gente q não tem a mínima noção de coisa alguma (essa foi forte) e também não faz um pequeno esforço para melhorar. As pessoas não gostam muito de ler e muito menos de comprar livro...por que será? O livro é um apoio essencial para qualquer estudante; não é o único recurso, mas é um dos mais importantes...





Eu vejo q escrever no livro é uma falta de consideração com o autor e também com o leitor mesmo, mas eu nesse ponto sou do contra porque escrevo no livro todo e depois releio somente os pontos marcados. Sei q não é legal riscar o livro, mas como nesse ponto eu sou bem egoista, nem empresto os meus livros e nem dou, eu me acho no direito de ter alguma ressalva para futuramente voltar e lembrar do q eu já tinha lido.
Por um bom livro eu faço uma loucura (tipo: pago R$ 300,00), mas não tenho coragem de pagar o mesmo valor em uma calça jeans...sério!!! E eu, atualmente, não recrimino quem faça, pois tudo é uma questão de gosto, de opção. Há quem entenda q uma calça jeans pode mudar a vida de qualquer pessoa. Eu já vejo diferente...acho q um bom livro não muda a vida de ninguém, mas ajuda muito...a ser alguém diferente...q poderá mudar a própria vida. Isso é uma questão de visão...depende do referencial. Que bom que estas e muitas outras diferenças existem, pois imaginem se todo mundo somente gostasse de livros ou de roupas (ou seríamos completamente burros ou andaríamos nús)...rsrsrs...A vida também é feita de diferenças...
Estou a procura de um bom livro de Direito Processual Penal...Não sei se vou escolher esta especialização, mas é também uma preparação para a OAB.

Nenhum comentário: